VI Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos

Publicado: 19/09/2006 em Eventos

4 a 6/10/2006 – São Paulo – SP

Rumo às Próximas Fronteiras

Site do Seminário

Atualmente já temos a certeza de que o Gerenciamento de Projetos está presente em diversas áreas no mundo corporativo: não só nos assuntos que tradicionalmente se utilizam das boas práticas de gerenciamento de projetos, como tecnologia da informação ou construção civil, mas também em muitos outros campos, como marketing, esportes e política, por exemplo.

É possível dizer, também, que este tema está consolidado como uma matéria que interfere ativamente nos resultados dos negócios em que se insere. Não há dúvidas de que atuar profissionalmente aplicando as técnicas e boas práticas nos nossos grandes projetos e também nos pequenos projetos do dia-a-dia melhora o resultado da organização, seja ela uma empresa, uma instituição governamental ou não governamental.

Agora o Project Management Institute possui o desafio de vislumbrar o que acontecerá no futuro do Gerenciamento de Projetos. Vejamos algumas ações específicas que já estão sendo colocadas em prática e que nos levam a refletir sobre este assunto.

O PMI mantém um projeto de atualização do OPM3, que é um modelo de maturidade lançado pela instituição no passado e que agora está sendo atualizado, para que seja gerada sua 2ª. edição. Este modelo tem como propósito avaliar a maturidade de uma organização em gerenciar não só seus projetos isoladamente, mas seus programas e seu portifólio de projetos como um todo.

A nova versão deste modelo de maturidade, prevista para ser lançada em 2008, reforça o conceito de gerenciamento integrado dos projetos. Trata-se, portanto, de uma nova fronteira antes não vislumbrada, pois todos nós pensávamos o gerenciamento dentro das paredes de um único projeto.

Uma iniciativa mais estreitamente ligada à busca de novas fronteiras sem dúvida é a formação do CTP – Community Transformation Project, grupo de profissionais especialistas representantes dos seis continentes que têm como missão refletir e propor diretrizes novas para a atuação do PMI no futuro, frente aos novos desafios que vêm emergindo nos últimos anos.

Sem dúvida, estamos em um momento de reflexão sobre as novas fronteiras que a comunidade de gerenciamento de projetos irá almejar alcançar e superar. O tema, como inicialmente apresentado, já está consolidado no nosso dia-a-dia. Agora precisamos pensar no futuro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s