CCR – Continuing Certification Requirements

Publicado: 15/01/2007 em Certificações

O Processo de Recertificação

O Continuing Certification Requirements (CCR) apóia o desenvolvimento profissional dos Project Management Professionals (PMP®) e a manutenção da Certificação PMP®. Os propósitos do CCR são:

  • Dar sustentabilidade à Certificação PMP® como uma certificação global
  • Intensificar o desenvolvimento profissional dos PMP®
  • Encorajar e reconhecer oportunidades de aprendizagem individual
  • Oferecer um mecanismo objetivo e padronizado para obtenção e registro das atividades de desenvolvimento profissional

Os PMP® devem acumular um mínimo de 60 Professional Development Units (PDUs) durante cada ciclo de Continuidade da Certificação. Este ciclo tem 3 anos de duração e começa em 1º de janeiro do ano seguinte ao qual se obteve a certificação inicial. Os PMP® devem também estar em concordância com o Código de Conduta Profissional (PMP® Code of Professional Conduct) para manter a certificação.

O que é PDU?
PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos substancialmente consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia do Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e envolver recursos especializados apropriados.

Tipicamente, uma PDU é obtida para cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem estruturada planejada. Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada. São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração. Exceções: Números específicos de PDUs também podem ser ganhos por serviços profissionais e por atividades de ensino especificadas.

Como devem ser reportadas as atividades dos Requisitos de Continuidade da Certificação?
Os PMP® são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram. Eles devem fazer cópias do PMP® Professional Development Activities Reporting Form (que pode ser obtido no site do PMI®), entrar com as informações requeridas e enviar por fax ou e-mail o formulário preenchido (apenas o formulário) para PMI®/CCR Records Office na Universidade de Oklahoma. O CCR Activities Reporting Form também deve ser enviado por e-mail para pmirecords@pmi.org. Transcrições das atividades serão enviadas para os PMP® anualmente. Os PMP® também podem visualizar suas CCR transcriptions online através do site do PMI® [ www.pmi.org ] e podem também reportar atividades eletronicamente através do site do PMI®.

Registro de PDUs
Todos os PMP® devem manter um arquivo CCR pessoal, com toda a documentação que suporte as atividades reportadas. Um percentual de PMP® será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 12 meses após o final do Ciclo CCR.

Para informações adicionais, consulte o CCR Handbook, que pode ser acessado através do site do PMI®  [ www.pmi.org ].

Fonte: www.pmisp.org.br

Anúncios
comentários
  1. pontogp disse:

    Algumas dúvidas sobre o processo de RECERTIFICAÇÃO foram discutidas nas listas de discussão PMIRS-PMO e PMISP-FERRAMENTASGP.

    As respostas foram resumidas por Alexandre Lyra, PMP alyra@prasys.com.br e estão sendo reproduzidas aqui no site PontoGP.

    O “Continuing Certification Requirements Program” (CCR) do PMI tem por finalidade incentivar o contínuo desenvolvimento educacional e profissional dos PMPs certificados. Portanto, o registro dos PDUs só é necessário após a obtenção do certificado PMP.

    PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar as atividades aprovadas de aprendizagem e de serviço profissional.

    Tipicamente, um PDU é ganho durante cada hora gasta em uma atividade ou experiência de aprendizagem planejada e estruturada (treinamento, seminários, palestras, auto-estudo, etc.).

    Para atender às exigências do programa CCR e manter o certificado PMP ativo, os profissionais que obtiveram o certificado PMP têm que informar um mínimo de 60 unidades de desenvolvimento profissionais (PDUs) durante cada ciclo de 3 anos. Um certificado PMP é válido por 3 anos.

    Existe uma tabela no site do PMI com as diversas categorias de atividades que podem ser usadas para contagem de PDUs e cada uma possui pontuação diferente. Por exemplo: atividade como voluntário em um chapter do PMI, preparação de material didático para um curso ou treinamento, participação em congressos, trabalho em gerência de projetos, etc.

    As horas trabalhadas e de educação formal realizadas antes da obtenção da carta de elegibilidade servem apenas para atender às exigências do PMI de que o candidato possui um mínimo de formação e de experiência em gerência de projetos. Estas horas não tem nada a ver com PDU. Para efeito de contagem de PDUs, valem apenas as horas de estudo e trabalho ocorridas após a obtenção do certificado. PDU é para quem já é certificado.

    Creio que as dúvidas sobre registro de PDUs respondidas abaixo, podem ser de interesse de muitos colegas. Portanto, reproduzo questões que foram enviadas nas ultimas semanas.

    P1 – Minha certificação PMP foi obtida em setembro/2005, as PDU´s têm que ser cadastrada por ano ou no final do terceiro ano posso fazer todo o cadastramento?

    R1 – Um ciclo de certificação começa na data em que você passou no exame PMP e termina no dia 31 de dezembro do terceiro ano seguinte ao da sua certificação. Como você obteve a sua certificação em setembro de 2005, seu certificado expira no dia 31 de dezembro de 2008.

    P2 – Trabalho como engenheiro de planejamento em uma empresa. Como faço para cadastrar PDU´s nesse caso e quantas PDU´s são cabíveis por ano trabalhado?

    R2 – Este tipo de atividade se enquadra na categoria 2H – Praticante de serviço de GP por mais de 1.500 horas por ano calendário (jan – dez). Pode reportar até 5 PDUs por ano calendário e no máximo 15 PDUs por ciclo CCR (3 anos).

    P3 – Participei de alguns treinamentos/cursos na empresa onde trabalho, entre eles o Primavera/Expedition. Posso contar PDU´s nesse caso?

    R3 – Qualquer treinamento em GP pode ser reportado. Verifique se a empresa que ministrou o curso, caso seja uma empresa externa contratada para dar o treinamento, é um REP (Registered Education Provider). Neste caso a empresa tem de informar o numero de PDUs do treinamento.

    Para treinamentos dados por empresas não REP, existe a categoria 4 (ver o CCR Program Handbook). Neste caso cada hora de treinamento vale 1 PDU. Outra categoria é a 2-SDL – Atividades de auto-estudo, que valem até 15 PDUs por ciclo CCR.

    Autor: Alexandre Lyra, PMPalyra@prasys.com.br

    Comentário feito por: PontoGP pontogp@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s