História do Gerenciamento de Projetos

Publicado: 23/04/2007 em Artigos

Por PAULA TORREÃO, MsC, PMP 

Este artigo é parte do documento Gerenciamento de Projetos, disponibilizado no site do PMI-PE como parte do mestrado de Paula Geralda Barbosa Coelho Torreão, Diretora de Marketing do PMI-PE.

Projetos vêm sendo realizados desde os primórdios da civilização. A construção das Pirâmides do Egito, depois de 2780 a.C., por exemplo, foi um grande projeto. Projetos têm sido planejados e executados pelas organizações para criar novos produtos/serviços e introduzir mudanças e inovações em seus processos. No entanto, para que um projeto seja realizado de forma eficaz, é necessária a organização do trabalho demandado.

Voltando no tempo temos, na última metade do século XIX, um crescente aumento na complexidade dos novos negócios em escala mundial surgindo assim os princípios da gerência de projetos. A Revolução Industrial alterou profundamente a estrutura econômica do mundo ocidental e teve como uma das suas principais conseqüências o desenvolvimento do capitalismo industrial. As relações de produção foram drasticamente modificadas e iniciou-se assim, uma cadeia de transformações, que tornou cada vez mais exigente a tarefa de gerir as novas organizações econômicas..

Conseqüentemente, a partir daí surgiu uma grande necessidade de sistematizar e orientar a forma de gerir estas organizações. Os projetos, em grande escala do governo, eram o ímpeto para tomar as decisões importantes que se transformaram em decisões de gerenciamento.

Nos EUA, a primeira grande organização a praticar tais conceitos foi a Central Pacific Railroad, que começou suas atividades no início da década de 1870, com a construção da estrada de ferro transcontinental. De repente, os líderes do negócio se depararam com a perigosa tarefa de organizar as atividades de milhares de trabalhadores, a manufatura e a montagem de quantidades não previstas de matéria-prima.

Frederick Taylor (1856-1915), no início do século XX, iniciou seus estudos de forma detalhada sobre trabalho. Ele aplicou raciocínio científico para mostrar que o trabalho pode ser analisado e melhorado focando em suas partes elementares. Ele aplicou sua teoria às atividades encontradas na indústria de aço (por exemplo, carregar areia, levantar areia).

Antes de Taylor, a única maneira de melhorar a produtividade era exigir dos trabalhadores mais horas de dedicação ao trabalho. Taylor ocupa um lugar importante na história da gerência de projetos e de acordo com a escritura em seu túmulo ele é “o pai do gerenciamento científico”.

O sócio de Taylor, Henry Gantt (1861-1919), estudou detalhadamente a ordem de operações no trabalho. Seus estudos de gerenciamento focaram na construção de um navio durante a II Guerra Mundial. Gantt construiu diagramas com barras de tarefas e marcos, que esboçam a seqüência e a duração de todas as tarefas em um processo.

Os diagramas de Gantt provaram ser uma ferramenta analítica tão poderosa para gerentes que se mantiveram virtualmente inalterados por quase cem anos. Não foi realizada alteração até antes dos anos 90, onde linhas de ligação foram adicionadas às barras de tarefa que descrevem dependências mais precisas entre as tarefas. Taylor e Gantt, e outros estudiosos ajudaram a desenvolver o processo de gerência como uma função distinta de negócio que requer estudo e disciplina.

Nas décadas seguintes à II Guerra Mundial, as estratégias de marketing, a psicologia industrial, e as relações humanas começaram a ser partes integrantes do gerenciamento do negócio, da administração das empresas. Desta forma, a complexidade dos projetos demandou novas estruturas organizacionais. Complexos Diagramas de Rede, chamados de Gráficos de PERT (Program Evaluation and Review Technique) e o método de Caminho Crítico (Critical Path Method – CPM) foram introduzidos, oferecendo aos gerentes maior controle sobre os projetos. Rapidamente, essas técnicas foram difundidas entre gerentes que procuravam novas estratégias e ferramentas de gerenciamento, que permitissem o desenvolvimento de projetos em um mundo competitivo e de mudanças rápidas.

Em pouco tempo, essas técnicas espalharam-se para todos os tipos de indústria. Logo, líderes de projeto procuraram novas estratégias e ferramentas para gerenciar seu crescimento e o dinamismo das mudanças em um mundo competitivo. As teorias gerais do sistema da ciência então começaram a serem aplicadas às interações do negócio.

Os negócios começaram a serem vistos como um organismo humano, com esqueleto, sistema muscular, circulatório, nervoso e por aí em diante. Esta visão de organismo humano implica que para um negócio sobreviver e prosperar todas as suas partes funcionais precisam trabalhar juntas visando metas específicas, ou projetos.

No início dos anos 60, o gerenciamento de projetos foi formalizado como ciência. Os negócios e outras organizações começaram a enxergar o benefício do trabalho organizado em torno dos projetos e a entender a necessidade crítica para comunicar e integrar o trabalho através de múltiplos departamentos e profissões.

Em 1969, no auge dos projetos espaciais da NASA, um grupo de cinco profissionais de gestão de projetos, da Philadelphia, Pensilvania, nos EUA, se reuniu para discutir as melhores práticas e Jim Snyder fundou o Project Management Institute – PMI (EUA). O PMI é a maior instituição internacional dedicada à disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos atualmente.

Nas décadas seguintes, o gerenciamento de projetos, começou a tomar sua forma moderna. Enquanto vários modelos de negócio desenvolveram-se neste período, todos eles compartilharam uma estrutura de suporte comum: projetos são liderados por um gerente de projetos, que põe pessoas juntas em um time e assegura a integração e comunicação de  fluxos de trabalho através de diferentes departamentos.

Hoje, o gerenciamento de projetos vem se fortalecendo cada vez mais. As organizações sabem que precisam gerenciar projetos para obterem sucesso. O PMI estima que aproximadamente 25% do PIB mundial são gastos em projetos e que cerca de 16,5 milhões de profissionais estão envolvidos diretamente com gerência de projetos no mundo.

Este volume de projetos e as mudanças no cenário mundial, cada vez mais competitivo, geram a necessidade de resultados mais rápidos, com qualidade maior e custo menor. 

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comentários
  1. Amanda disse:

    Alguém sabe onde posso encontrar o email da Paula?

    Esse artigo foi retirado da tese de mestrado dela, e não contém as referências. Na tese original possui referencias, mas nao possui bibliografia.

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço, pois estou fazendo minha tese de final de curso em gerenciamento de projetos também.

    Obrigada.

  2. pontogp disse:

    Este artigo é parte do documento Gerenciamento de Projetos, disponibilizado no site do PMI-PE como parte do mestrado de Paula Geralda Barbosa Coelho Torreão, Diretora de Marketing do PMI-PE.

    No documento original, tem a Bibliografia. O link é:

    http://www.pmipe.org.br/web/arquivos/PC-GerenciamentoProjetos.pdf

  3. Lucas Fraga disse:

    Olá, obrigado por me ajudar no meu trabalho! 😀

  4. Elisabete disse:

    Olá Paula,

    Citei você no meu TCC do MBA de GP aqui no RJ.
    Gostaria de saber a data da publicação do seu artigo que faz parte da sua dissertação de mestrado.

    Obrigada pela ajuda

    Um abraço,

    Elisabete

  5. Reginaldo disse:

    Olá Paula,

    Citei você no meu TCC do MBA em GP aqui em Piracicaba – SP. Por gentileza, gstaria de saber a data da publicação do seu artigo que faz parte da sua dissertação de mestrado, sobre a história do grenciamento de projeto

    Desde já agradeço,

    Atencios.

    Reginaldo.

  6. Isis Lima disse:

    Olá Paula.

    Parabéns pelo artigo. Estarei fazendo referência do mesmo em minha monografia. E gostaria de sua ajuda.

    Abraços,

    Isis Lima

  7. Rodrigo disse:

    Oi Paula, tudo bem?
    Esse seu artigo foi uma benção pra mim e meus colegas de sala, pois temos que apresentar um seminário sobre a história de GP! Creio que vc ja entendeu né?
    Nós somos aqui de Jundiaí SP, fazemos o curso de Analíse e Desenvolvimento de Sistemas, e, no nosso ramo é indispensável todo processo de GP, principalmente no início!
    Deus abençoe vc, té +!

  8. Gesser Lopes Santos disse:

    Excelente conteúdo, com uma linguagem direta e técnica. Parabéns Paula.
    Sou aluno de Pos-Graduação em Consultoria pela Unopar

  9. Deyse disse:

    Boa noite Paula, eu gostaria de citar no meu TCC, voce pode me encaminhar sua tese de mestrado?

  10. Paula Coelho disse:

    Pessoal, se quiserem falar comigo meu email é paulacoelho.prof@gmail.com

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