Tabuleiro de projetos

Publicado: 10/05/2007 em Artigos

Por MANOEL PIMENTEL MEDEIROS

Uma breve crônica sobre estratégias em projeto de software, através das peças de xadrez

FONTE: www.devmedia.com.br/articles/

Estratégia, esse foi um dos pensamentos mais importantes para nossa evolução, porém, sempre imaginamos que o pensamento estratégico está distante da nossa realidade, apesar de que principalmente na área de desenvolvimento de software, o pensamento e ações estratégicas são fundamentais para o sucesso de um projeto.

Durante muito tempo, devido a algumas visões equivocadas de alguns modelos de produção, fomos condicionados a pensar que devíamos apenas nos importar em apertar parafusos, não sabendo exatamente qual o parafuso certo e para que serviria aquele parafuso.

Porém, com o passar dos tempos, o poder do pensamento mais analítico foi tomando importância, e o poder do pensamento estratégico foi se tornando um fator determinante para o sucesso de muitas companhias.

Na verdade o pensamento estratégico, não é algo propriamente novo, ele está presente na história da humanidade há muito tempo, desde as antigas guerras que contribuíram sistematicamente para as mudanças de nossa civilização.

Você deve está se perguntando, o que isso tem a ver com projetos de software? Eu lhe respondo: elementar meu caro leitor, hoje em dia o sucesso de muitos projetos de software está intimamente ligado ao uso de estratégias, porém, poucas as pessoas que participam de projetos, compartilham com essa visão.

Dado a importância que o pensamento e ações estratégicas têm para um projeto de software, resolvi brincar um pouco com essa idéia, usando como metáfora um jogo de xadrez, onde através da figura de cada peça, você entenderá de uma forma bem divertida e dinâmica, como tratar cada elemento de um projeto de software.

Mais atenção, leia atentamente a tabela abaixo, e principalmente reflita bem, sobre as correlações entre as peças do jogo xadrez e os elementos comuns em um projeto de software que estou tentando mostrar.

Tabuleiro de Projetos

Peça do
Xadrez
Significado
no Projeto
Pontos
Fortes
Pontos
Fracos
Peão Simplicidade Devido a sua simplicidade de movimentos, muitas vezes, é ignorado pelo adversário, porém, um peão é capaz de deixar em xeque um rei adversário ou até mesmo se tornar uma rainha podendo determinar o sucesso de um jogo. Muitas vezes, para defender alguma peça ou quando fazemos um movimento errado, os peões são os primeiros a serem eliminados, ou seja, é muito fácil perder totalmente o poder da simplicidade durante o jogo.
Torre Prazo Quando tudo está bem no jogo, raramente iremos mexer com a torre, mas quando necessário e quando bem manipulado é capaz de criar um bom xeque-mate. Lembrando que a torre só pode ser movimentada na horizontal e vertical, quantas casas forem necessárias, note que há um limite de movimento, pois às vezes, gostaríamos que ela se movimenta-se na diagonal, mas isso não é possível, ou seja, temos limitações ao tentar mover de forma eficiente essa peça.
Bispo Recursos Representando a sabedoria no jogo, pode facilmente transitar em qualquer parte, devido aos seus movimentos na diagonal e usado com sabedoria, pode fazer ou facilitar várias opções de xeque-mate. Usado freqüentemente para proteger peças como a rainha ou o rei, e por transitar facilmente pelo terreno adversário durante um ataque, é comum perdê-los, por excesso de zelo ou por demasiada ousadia.
Cavalo Criatividade Pelo poder de alcance e a limitação de só se mover em forma de “L”, força o jogador usá-lo com muita criatividade, dessa forma, somos capazes de iniciar um jogo ou fazer o xeque-mate usando o cavalo. Freqüentemente, o cavalo é usado para proteger a torre, o bispo, a rainha ou até mesmo o rei, dessa forma, é comum terminarmos o jogo, sem nenhum cavalo.
Rainha Qualidade Esta é peça mais poderosa do jogo, pois ela pode se mover em qualquer direção, quantas casas forem necessárias, podendo ser fulminante quando usado para o ataque, garantindo uma vitória certa no jogo. Porém, freqüentemente, sacrificamos a rainha, para defender o rei, e quando isso acontece, nosso poder de vitória diminui drasticamente.
Rei O Software É o objetivo do jogo, tanto para o ataque quanto para defesa, a vitória é quando atingimos o rei adversário, ou seja, o famoso xeque-mate. Infelizmente, simplesmente quando nosso rei sofre um xeque-mate, perdemos o jogo (acho que deu para ser claro, certo?).

 

Como você deve ter percebido, é muito importante, que os elementos chaves de projetos sejam gerenciados com muita estratégia, a fim de maximizar as chances de sucesso, evitando dessa forma os famosos atrasos, estouros de orçamentos, software fora do escopo, enfim vários outros problemas que você deve conhecer.

Claro que não existe uma combinação mágica, que funcione como uma “bala de prata” para garantir o sucesso de um projeto, portanto, sempre que possível, lembre sempre desse esquema, afim visualizar o efeito de cada “movimento” seu em um projeto, ou seja, o que será ganho e poderá ser perdido em cada movimento no projeto, dessa forma, você poderá tomar as decisões de maneira mais conscientes e acertadas.

Espero que você tenha gostado desse texto, e principalmente tenha absorvido a idéia principal relacionada aos elementos de um projeto e sua relação com o jogo de xadrez, portanto, muito obrigado e até a próxima.

Manoel Pimentel Medeirosmanoelp@gmail.com, é engenheiro de software trabalha atualmente na Rhealeza Informática(SP) com projetos em Java, entre outras atividades, se dedica a Coordenação do Grupo de usuários de extreme programing da região norte – XPNorte e do NUG-BR (NetBeans Users Group – Brasil), além de ser colunista do portal e revista JavaMagazine. Possui as certificações: Scrum Master, Java e Delphi da Brainbench.

Anúncios
comentários
  1. Ítalo de Paula Pinto disse:

    Passei por aqui…

    Parabéns pelo blog …

  2. Hugo disse:

    Adorei o blog de vocês, parabéns!!! nota 10! Se puderem visitar meu site sobre regressao a vidas passadas ficarei muito grato http://www.espacoauryn.com . Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s