Escritórios de projetos organizam portfólios da Ticket e CVRD

Publicado: 28/06/2007 em Notícias

Por JORDANA VIOTTO
 
Fonte: IT Web – 27/06/2007

Com métricas bem definidas e acompanhamento dos solicitantes, companhias atingem resultado de maneira mais eficiente.

No painel de “Gestão de Projetos por Métricas”, ministrado durante o IT Conference 2007, Odilon Faria Junior, da Universidade de Brasília, destacou que os principais desafios na composição dos portfólios de projetos são identificar oportundiades, selecionar os projetos e executá-los. Além disso, é preciso adotar métricas para conhecer os resultados de maneira mais efetiva. “Medir os ganhos financeiros não é mais suficiente, as empresas notaram que têm muitos ganhos intangíveis”, relata.

A seguir, Sérgio de Oliveira, CIO da Ticket, contou a experiência do escritório de projetos,  montado há quatro anos com a participação de membros de diversos departamentos da companhia. “Uma das questões que percebemos foi que os usuários não estão preparados para solicitar, o que dificulta a entrega dos projetos”, ressalta ele.

Por isso, foi criado um comitê deliberativo de projetos que se reúne uma vez por mês, para priorizar projetos junto a cada área, com indicadores para facilitar o gerenciamento. “Administramos a TI como uma empresa, o que é difícil quando os profissionais de TI não conseguem enxergar a partir dessa perspectiva.”

Espelhando-se nesse modelo, a Companhia Vale do Rio Doce, que também participou do painel, montou seu escritório de projeto com o mesmo objetivo. “Com isso, colocamos na mão da área de negócios a responsabilidade pelo sucesso ou não das empreitadas”, conta Paulo Ottoni, coordenador do escritório de projetos da CVRD.

Acompanhe a cobertura completa do IT Conference.
 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s