Conheça bem o seu time e tenha sucesso nos projetos da sua empresa

Publicado: 05/07/2007 em Artigos

Por ALESSANDRA COSTA SMOLENAARS DUTRA

Quando eu iniciei minha carreira de gerente, minha primeira oportunidade foi assumir como gerente de suporte, pois minha chefe tinha saído para ganhar nenê, e como eu era uma ótima analista de sistemas, e seguindo aquela velha história… “Um dia, o ótimo técnico vira gerente”…  foi assim comigo também.

Me lembro como se fosse ontem, as pessoas entrando na sala, e me cumprimentado de um jeito diferente… claro: “Ela virou CHEFE”.

Não preciso dizer que minhas pernas tremiam, pois eu não tinha a mínima noção de como os profissionais que trabalhavam comigo iriam aceitar esta situação.

Então, aos poucos, conhecendo cada recurso, o trabalho foi sendo feito, os projetos entregues e a organização caminhando.

É muito importante que um Gerente de Projetos tenha consciência que NUNCA seus projetos terão sucessos se o seu time não for competente. Não adianta ser o melhor chefe, o mais amigo, o mais brincalhão, o mais amável, o mais inteligente, o mais apoiador, o mais capaz, se ele não tiver a qualidade de formar, ou de escolher um time competente.

Veja bem, um time competente não significa um “time de ouro”! Olhe ao seu redor, identifique os seus talentos, olhe mais a fundo seus funcionários – o segredo é conhecê-los. Conheça seu time, conheça os seus hobbies, o que ele gosta de fazer, crie um laço de amizade e profissionalismo.

As melhores empresas para se trabalhar, não são aquelas onde o salário e os benefícios são melhores, e sim aquelas em que o funcionário respeita e admira o seu chefe, pois vê nele oportunidades de aprendizado, de crescimento, de desafios.

Sua empresa é o reflexo dos seus funcionários. Se você contratar profissionais que não sabem trabalhar em grupo, não tem amor pelo que fazem, e não respeitam e nem admiram quem está no comando.., você terá muito trabalho em gerenciar seus projetos.

Se você está pensando “onde eu começo?”, “como eu faço para conhecer o meu time?”, seguem algumas dicas:

  1. Aplique um Questionário de Perfil – saiba se o seu funcionário é um Apoiador, Catalisador, Controlador ou Analítico.
  2. Leia para ele as qualidades do resultado do teste, faça com que ele se conheça e assim mostre para ele que você também o está conhecendo.
  3. Faça este teste com toda a sua equipe e deixe que eles troquem informações de como eles são, crie dinâmicas de integração.
  4. Faça uma reunião semanal com toda a equipe – se você pensa que não tem assunto, vai se surpreender com tudo que você vai ouvir.
  5. Se você identificar que existe no grupo um funcionário que não tem produtividade, que está abaixo do nível da sua equipe, mostre para o grupo que está dando uma segunda chance. Se ele não der resultado, mande embora. Não deixe uma fruta ruim contaminar toda a sua fruteira.
  6. Tenha uma linha de comunicação aberta com todos da sua equipe. Sempre esteja disposto para ouvir.
  7. Faça com que todos saibam tudo de todos os projetos. Não tenha segredinhos com a equipe, faça com que todos saibam as coisas boas e ruins dos projetos, para que todos possam compartilhar idéias de como melhorá-los.
  8. Lições aprendidas devem ser lembradas sempre antes de começar novos projetos. Não se esqueça disso.

Lembre-se que os recursos é que fazem o sucesso do projeto, sem eles não existe projeto.

Alessandra Costa Smolenaars Dutraale.dutra@terra.com.br, gerente de projetos da Terra Network do Brasil S/A.

Deixe um comentário

