Como é trabalhar no Egito

Publicado: 18/07/2007 em Trabalhar no Exterior

Por Aldo Dórea Mattos, MSc, PMP – aldomattos@terra.com.br 

É preciso dizer que vim trabalhar no Cairo por um convite que chegou até a mim através da rede Linkedin, uma poderosa network de profissionais de todas as áreas. Um “recruiter” espanhol fez uma busca, interessou-se por meu perfil, a coisa evoluiu e aqui estou eu gerenciando um projeto de engenharia de transportes. Sou contratado pela Iberinsa, empresa do grupo espanhol Acciona.

A oportunidade
Nosso projeto consiste na requalificação do Anel Viário do Cairo (pavimento, sinalização, segurança, correção do alinhamento, etc.) e desenvolvimento do estudo de viabilidade da concessão da rodovia.

O Egito
O Egito é um país muçulmano e de idioma árabe. A vida no Egito é relativamente fácil se comparada à da Arábia Saudita, por exemplo. O Egito é um país dos mais abertos do Oriente Médio, muito em função dos enormes contingentes de turistas europeus. Aqui, minha esposa não anda de short, mas anda com o cabelo solto e se arrisca a usar blusas sem manga, embora as mulheres mais velhas reclamem na rua. Já no balneário de Sharm El-Sheik tem até topless.

No Egito, bebida alcoólica é vendida apenas nos hotéis e em alguns bares freqüentados por ocidentais. Um costume esquisito aqui é os homens andarem de braços dados. Homem cumprimenta homem com beijo na face, mas apenas aperta a mão das mulheres.

O egípcio é extremamente simpático e atencioso, adoram o Brasil por causa do futebol. Muitos estudaram nos EUA ou Inglaterra. Quanto à questão de como vêem os ocidentais, há pontos de vista paradoxais. Os fundamentalistas (aqueles de barba espessa e com mulheres só com o olho de fora) evitam qualquer costume ocidental, mas não dispensam o celular. Em geral ninguém aprova terrorismo, homem-bomba, etc. O Islã é uma religião de paz, não de guerra.

O Cairo tem mil encantos. A segurança é maior do que na Suécia! Pode-se sair de casa de madrugada com 1 milhão de dólares amarrados no pescoço, em qualquer beco escuro, e ninguém molesta ninguém. Não há roubo, não há assalto, não há delitos banais. Corrupção, sim, ocorre.

E, o principal: aqui estão as incomparáveis obras dos faraós.

O trabalho
No aspecto profissional, o ritmo é lento, mas os egípcios são competentes. Em que pese a vagarosidade natural dos povos do deserto, são em geral bons técnicos e há uma concentração grande de mestres e doutores. O salário de um engenheiro com 5 anos de experiência fica na faixa de USD800-1000, que não é grande coisa, mas que para os padrões locais dá com folga.

Nosso projeto é financiado pelo governo espanhol e o cliente é o Ministério dos Transportes do Egito. Ainda que eu trate com um dos diretores, ele não decide nada. Quem tem a palavra final é um comitê que se reúne periodicamente. O tal comitê é um grupo heterogêneo de umas 15-20 pessoas provenientes de vários órgãos do governo. É stakeholder saindo pelo ladrão! Eles ficam batendo boca em árabe, sempre aos berros e ao final não aprovam nada e não assinam nada. Eu fico perdido com isso, porque tudo é na base do “insh’Allah” (se Deus quiser).

Detalhe: no Egito, TODO MUNDO fala inglês, até meu engraxate! Que isso sirva de lição para os brasileiros.

Se alguém tiver alguma pergunta sobre Egito Antigo, Cairo, Islamismo ou coisa parecida, entre em contato. Abaixo algumas fotos do Egito.

Abraços faraônicos!

Aldo Dórea Mattos, MSc, PMPaldomattos@terra.com.br

Engenheiro Civil, MSc em Geofísica, Advogado, Certificado PMP – Project Management Professional pelo PMI.

Links: www.aldomattos.com | www.doreamattos.com.br

aldo01.jpg

aldo02.jpg

aldo03.jpg

aldo04.jpg

aldo05.jpg

aldo06.jpg

comentários
  1. Jonathan disse:

    oi ,
    fiquei muito curioso para saber como ficam os costumes regionais no ambiente de trabalho? e se tem café 😛 ??

  2. cezar silva disse:

    gostaria de saber se tem trabalho pra mim por ai ou mesmo em sua empresa?

  3. rossi disse:

    oie, queria saber se è facil achar emprego em cairo, e se posso casar numa boa ai. Tenho meu noivo que è de Cairo, è egipcio. que docs precisa para poder casar nesse pais maravilhoso. Tenho chances de arrumar um emprego legal?
    falo portugues, italiano, um pouco de ingles e estou estudando arabo.
    Obrigado

  4. João disse:

    gostaria de saber se a possibilidade de trabalhar no Egito como Veterinário

  5. Juliana disse:

    haha a galera quer saber como é trabalhar ae… eu tbm kero saber se tem vagas pra historiadora… hahaha
    x)
    *…..* egito.. minha paixao *….*
    se tiver fotos.. me manda*….*

    haha
    Obrigada

  6. jacildes disse:

    oi Aldo, sou graduada em adminstração pública e também sou técnica em higiene dental. Gostaria muito de ir trabalhar no Egito, você pode enviar os endereços para que possa mandar um curriculum,

    abraços,

    aguardo noticias.

  7. Hulda disse:

    Eu estou terminando o 3º ano de Faculdade de Engenharia de Produção, no momento sou estagiaria de engenharia na Mercedes-Benz do Brasil, mais especificamente na área de remanufa de motores e câmbios, estou aprendendo e gostando muito, mas eu quero ir para o Egito, estou até aprendendo falar Arabe. Eu gostaria de saber quais a chances que tenho de conseguir trabalho desta área no Egito, principalmente por eu ser mulher. Se tiver alguma informação e puder me enviar eu agradeço.
    Obrigada,

  8. Juliana disse:

    Oi, estou fazendo um trabalho de marketing e gostaria de saber como é a legislaçao no Egito sobre bebida alcoolica

    Obrigado

  9. marco danilo disse:

    olá,
    sou engenheiro civil formado há 02 anos.
    gostaria de saber como está a necessidade de engenheiros na região e como faço para encaminhar meu currículo.
    obrigado

  10. sou mecanico autogostaria de saber se poderia com a minha profião arranjar emprego no igito falo muinto pouquinho ingles obrigado

  11. Rita disse:

    caro Aldo
    Tenho interesse em trabalhar no Egito.
    Minha formaçâo é em Turismo, mas trablaho como Consultora para projetos de capacitação e treinamento para trabalhadores da construçâo civil e analfabetos pela Unesco.
    Acredito que possa contribuir bastante. Aguardo algumas dicas suas.
    Grata

  12. tenho curço de vigilante ,formado em 4 artes marciais conheço os custumes dos arabes ,falo arabe razoavelmente

  13. marcia valeria moreno disse:

    eu gostei muito deste artigo q vc publicou….muito interessante,pois desejo saber mais sobre a cultura do Egito…e também saber se advogados egipcíos podem atuar no Brasil.Suas fotos são ótimas,vc eh muito simpático!!!!
    abraços….

  14. Emerson disse:

    Olá gostei muito da sua historia e gostaria de saber como faço para buscar uma vaga nesse mercado. desde já grato.

  15. Marcela disse:

    Olá!Tudo bem?!Sou estudante do curso de árabe da USP e a minha pretensão é ir estudar no Cairo ano que vem,ficar mais ou menos uns 6 meses. Gostaria de saber melhor sobre o custo de vida e se há mercado de trabalho para mulheres no Cairo.
    Obrigada!

  16. Rafaela disse:

    Olá, tenho 19 anos gostaria de ir estudar no Egito, ou trabalhar como voluntária.
    Você sabe de algo que possa me ajudar?
    meu email é rmazinha@gmail.com
    Aguardo contato.

  17. Amanda disse:

    Olá, Aldo!
    Estava esses dias em Cairo e realmente pude ver isso tudo que você mencionou acima como por exemplo em que todos falam em inglês, e não é só isso, é possivel notar criancas falando outras linguas com naturalidade ( aquelas que vendem nos pontos turisticos). Em relação a sua esposa, de sair com o cabelo solto, realmente é algo que chama atenção entre os mulçumanos. Tenho 22 anos e me apaixonei pela cidade. Tive alguns receios para sair pelo fato do cabelo de fora embora o resto todo estivesse”’tampado”, ainda assim era algo que chamava muito atenção entre eles.
    A questão em que decidi mandar essa mensagem foi sobre a questão de emprego.
    Gostaria muito de trabalhar em Cairo e saber sobre as possibilidades e as dificuldades nesse aspecto.
    Enviei meu e-mail para trocarmos informações e até fotos desses dias em que estive na cidade.
    Agradeço desde já a atenção,
    Amanda Rouvier

  18. marcelo disse:

    olá
    olha eu vou fazer um trabalho na escola ai eu fiquei responsavel de um assunto
    é sobre o egito , as perguntas que eu vou fazer a vc é
    depois do estudos o que preçisar pra entra na area de trabalhor ?
    quantos anos começar a trabalhar ?
    qual é a idade ideal pra trabalhar ?
    quanto tempo custa pra terminar o estudo lá ?
    etc….

  19. empregocairo disse:

    Se quer trabalhar no Cairo me contate

  20. eliana disse:

    Oi estive no Cairo em setembro deste ano. Adorei o pais sua cultura e costumes.Alguns comentarios feitos sobre a vestimenta feminina é a pura verdade. Gostaria muito de saber como faço pra ir trabalhar em Cairo.Tenho superior incompleto em direito, e sou formada em Terapias Alternativas , e no momento trabalho com Turismo.
    Aguardo retorno, se quiser posso enviar as fotos que tirei nesse lugar maravilhoso.

  21. cicera disse:

    oi olha eu estou com amizade com um engenheiro ai do cairo gosto muito dele mais nao sei se vai rola, entra em contato comigo gostaria de saber mais abraco .

  22. Alessandra disse:

    Olá..gostaria de saber como está o mercado de trabalho na área da saúde, sou fonoaudióloga e gostaria de trabalhar no cairo, como posso enviar meu cv?? obrigada…

  23. marcia renata batistela disse:

    Olá …estou muito curiosa para saber como é remunerado um programador de softowere no Cairo…..e o mesmo sálario do Brasil? É fácil achar trabalho no cairo? O que eu preciso para entrar no país? OBrigada…

    • Antonia Dionilda de Castro disse:

      ola… sou fascinada pelo Egito, e gostaria muito de saber mais infomaçoes sobre este País
      maravilhoso, sobre trabalho, visto de permanencia, costumes… e logico como sao os homens?

  24. elisa Gabriela disse:

    Olá estou começando uma iniciação cientifica com o tema: “Como a cultura de cada país interfere no ambiente corporativo” e um dos países que escolhi foi o Egito se possível o senhor poderia me falar um pouco como foi sua experiência no Egito e tudo que achar importante obriga.

  25. MARCIA APARECIDA RODRIGUES DE MELLO disse:

    quero saber se tenho possibilidade de trabalho na area de enfermagem no EGITO na cidade do CAIRO

  26. JULIANA disse:

    Sou formada em Direito tenho 31 anos e trabalho numa empresa de saúde (Unimed) á 8 anos e to querendo ir morar no Egyto trabalhar tenho possibilidade?fico no aguardo!!Muito obrigado att. Juliana Medeiros

  27. norma lucia do nascimento alves disse:

    muito bom conhecer esta oportunidade.

  28. norma lucia do nascimento alves disse:

    sou funcionária pública da saúde área administrativa aposentada 61 anos de idade, é possivel encontrar oportunidade de trabalho em cairo? me mande informação se possivel.

  29. ola , boa noite. meu nome e sebastiao, sou ex,bombeiro militar de mg, fui tec,combate incendio em baghdad,iraq ,de 1980 a 1985, retornei para o brasil, e mim tornei ,caminhoneiro , sou motorista carreteiro e curso mopp, com exp, com varios tipos de cargas e caminhoes , o pertbillt e um delis,, trbalho com cargas especiais ,cargas exedentes , transp, de maquinas pesadas,/ bau ,/grade baixa / graneleiro / produtos quimicos / petroleos / e muitos mais / domino um pouco de arab egytt /a minha equipe no iraq era egypiciano de alexandria , /.,tenho curso de resgate a vançado / curso de segurança privada / domino um pouco de inglis / dinamico ,elegre extrovertido dependendo de cada funçao, cada uma delas eu tenho um tipo de comportamento / sou motorista socorrista com vitimas com traumas ou nao/ablo um poquito de expanhol / caso alguem se interessar pelos os meus serviços mim ligue 551136785271 /5511954762943 /nextel 551178719596 /ID10793146 , endereço no brasil, cep 08081000 rua sao gonçalo do rio das pedras n72 casa 01 jd, vila mara zona leste ,sao paulo, sp falar com tiao, sebastiao fernandes soares

  30. Alexandre disse:

    Sou professor de jiu-jitsu , e recebi uma proposta para trabalhar na cidade do Cairo , o contrato e de 6 meses ,sera que seria uma boa oportunidade. Pois estou muito preocupado com a situação politica do país, se teira alguma dica.

  31. sou técnica de enfermagem e técnica de enfermagem do trabalho, trabalhei por 30 anos na enfermagem fiz de tudo um pouco desde primeiros socorro ate saúde ocupacional meus últimos 9 anos trabalhei em um hospital publico de médio porte onde fui coordenadora de uma central de esterilização de matérias hospitalares,
    quero poder trabalhar em outro pais aprender outras normas de trabalhar na enfermagem e gosto muito do PAIS EGITO e sei que a capital CAIRO tem muito trabalho para enfermagem,
    já tenho passaporte estou pronta para ir trabalhar com vocês
    aguardo uma resposta

  32. ola meu nome edson do n gonçsalo so motorista de carreta moro em nova mutum mato grosso mt ja trabalhei noe iraq de abrio de 85 a abrio 87 na epuca tivi convite para ir para egito mais nao pudi gostaria de ter esta oportunidade intedo de tera planage e maquinas de tera plange quas maquina estera pacaregadera retruescavadera …… gostaria de ter novamente a o portunidade qui deixei para trais nova mente ….. sem mais abrassos atodos

  33. joselia Pereira da Silva disse:

    Gostei muito de tudo .mas uma pergunta você acha fácil conseguir um emprego para um pessoa ai do Cairo. Ele e contador fala inglês árabe francês. Obrigado mande resposta por favor.

  34. fernanda oliveira disse:

    Oi sou brasileira Como faço Para conseguir um emprego em Cairo?

  35. IVETE DE OLIVEIRA disse:

    ola gostaria de saber se as empresas do EGITO CAIRO contratam técnico em segurança do trabalho ?

  36. marcia disse:

    fascinada pelo povo arabe , estou indo turismo , tenho um pouco de medo , serei recepcionada por um conhecido arabe, ha possibilidades de algum tipo de maldade nisso, as turistas tem que sair nas ruas cobertas ?

  37. marcia disse:

    existe possibilidade de compra de imovel em cairo, para brasileiro?

  38. Amanda disse:

    Olá. Gostaria de morar e trabalhar no Cairo. Sou amazonense e sou graduada em Pedagogia. E estou no setimo periodo de administração. Ha possibilidades para mim em sua empresa ? Posso enviar um curriculo.
    Agurado retorno

  39. Elizete rodrigues oliveira disse:

    sou brasileira formada em nutrição como faço para trabalhar no cairo como nutricionista?

  40. Agda disse:

    Olá! A minha curiosidade e a respeito do salário do Egito, por exemplo quem ganha$80 vale quanto no Brasil? O real tem mais valor? Obrigado.

  41. Ana Claudia Alencar Varejao disse:

    Oi sou técnica de enfermagem e queri a trabalhar no egito, como faço? Tem alguma empresa, site coisa assim para se inscrever?

Deixe um comentário

