O mundo do Gerenciamento de Projetos e Você

Publicado: 06/09/2007 em Artigos

Por Ulisses Martins Goulart

Seja um PMP ou PMI e, metodologicamente, organize as suas atividades praticando o PMBOK nos momentos certos das suas situações de conflito com os objetivos.

Fonte: IETEC

O mundo dos conhecimentos em gerenciamento de projetos tem a solução para os problemas que invariavelmente ocorrem em qualquer projeto. Ajuda muito a você que é experiente e tem vivido nessa dura luta! Constantemente correndo contra o tempo, envolvendo uma multidão, com muitas pessoas que você nem conhecerá, trabalhando todo dia pra ter “peça pronta”… O seu projeto tem vida, início e fim, nas inúmeras funções e interfaces, nos movimentos e ações, nos trabalhos, no produto e nos seus únicos objetivos: prazo, custo e qualidade. Organize tudo, pois você, é claro, é o único responsável pelo que vier!

Uma vida de projetos
Gerenciar projetos é conviver com o mundo… das habilidades para orientar, negociar, provar, comprovar; lidar com as mais variadas situações técnicas e humanas; apreciar abalizar e decidir para dar certo: o produto do seu projeto é o que interessa – tem de ser entregue. Mas, em vista do produto, o projeto é realizado com: cliente, equipe, patrocinador, política, conflitos, interesses, dinheiro, fornecedores, fabricantes, tempestades e trovoadas.

O Gerente de Projeto respira tecnologia, agilidade, eficácia, ações… ao lado, um vasto recurso virtual nada de complexo ou complicado, tudo para as suas decisões e comunicações: Internet… na hora exata que você precisa da informação… a página não está disponível, sua informação não pode ser enviada… Softwares pra tudo… e aquele que você usa, não tem o recurso que você precisa… e usar outro, não é coisa que você consegue de uma hora pra outra… Sistema, informática, informação, metodologia, mudança…

Treinamentos, palestras, cursos e seminários são interrompidos e abandonados. Tudo parece inútil e sem importância. Mas os implacáveis prazos dos projetos, que complicam os custos, levam você às tradicionais burocracias, reuniões, conversas, anotações, registros, atas, leituras, discussões, documentos, listas de peças…

Volta à sua vida moderna… a rede está fora do ar… sua senha expirou… sua mensagem não pode ser enviada… seu diretório não está disponível… você executou uma operação ilegal… este arquivo está corrompido… Lá se foi o seu trabalho, o seu tempo… E os seus clientes? E as suas respostas?…

Férias? – Gerente de Projeto cumpre afastamento! Enquanto os trabalhos dos projetos não páram, os correios não páram, as comunicações não páram… O telefone toca: haja coração! De volta para o projeto… a pilha dos problemas ficou maior! Você vive nesse mundo maravilhoso do computador e rodeado de papel! – A vida dos seus projetos continua uma montanha de documentos…

Em que pesem frustrações, as conquistas espaciais passam a idéia do sucesso. São desafiantes as lições: quantas incertezas são planejadas para conduzir ao melhor caminho dos objetivos! Dá certo, porque há uma metodologia. Identificam erros, porque há uma metodologia. Aplicam a metodologia porque há um Gerente do Projeto.

O conflito e as necessidades
Neste mundo do gerenciamento você domina o seu projeto pela simples inserção em nove áreas de conhecimento: escopo, prazo, custo, qualidade, suprimento, risco, recursos humanos, comunicação e integração. Vai conduzir o ciclo de vida do seu projeto só naquelas cinco fases dos processos: início, planejamento, execução, controle e encerramento. E, a cada etapa, reaplica os conceitos da iniciação, planejamento, controle e encerramento; e assim, continuamente, realimenta as suas entradas de processos com os produtos da fase anterior, obtém as saídas, do início ao encerramento da vida do seu Projeto.

Não economize conhecimento! Abra sua mala de gerenciamento e use suas ferramentas técnicas e humanas… da sua matemática, estatística, probabilística, física, química… às suas ciências econômicas, financeiras, comerciais, mercadológicas, ambientais, meteorológicas, geográficas, legais, trabalhistas… suas habilidades de negociação, liderança, delegação, motivação, instrução, desenvolvimento humano, tratamento de conflitos, lingüísticas… suas relações com os stakeholders. Seja um PMP ou PMI e, metodologicamente, organize as suas atividades praticando o PMBOK nos momentos certos das suas situações de conflito com os objetivos…

Mas, para gerenciar projetos com sucesso, cadê você? Que é experiente! …para manter o equilíbrio, superar e reverter situações adversas aos objetivos, com seu tempo vivido e entregue nessa dura luta?… A sua percepção, suas convicções, seus casos de vida, sua escola nos projetos gerenciados… a sua memória de lições, seu senso de interpretação, arquivo de aprendizado, sua postura diante de fatos e dados na vida de projetos… Uma bagagem de sucessos… em que pesem alguns insucessos próprios daquilo que é “único e singular”…

O caminho do atalho para o sucesso
Entre os “Cabelos Brancos” e o PMBOK construímos a sua ponte. Nela, você anda como um PMP de verdade!… gerencia a elaboração de tabelas, fluxogramas, organogramas, gráficos, redes, cronogramas, checklists, planos do seu projeto e da sua equipe. É o seu Guia instrutivo. É menor que o PMBOK e muito menor que o volume dos papéis formado por um único projeto seu. É o seu Manual, para ajudar você! Passo a passo, numa trilha, entre o mundo do PMBOK e a Organização… para você gerenciar a todo momento com integração, sem perder de vista o custo e o prazo, fortalecer suas decisões na hora de parar e continuar, com a justa qualidade do seu deliverable… é o caminho para o reconhecimento de alto nível e da admiração dos seus stakeholders.

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos é o procedimento da sua prática, indicando o mínimo necessário para o seu projeto. Se você não consegue definir a carga adequada e real para uma equipe em cada projeto, certamente você não terá um plano para o seu projeto. Tudo que você deixar de envolver e de planejar no gerenciamento da proposta, será seu crucifixo na execução: suas incertezas, suas improvisações e imediatismos…

Sua vida de GP não é fácil!… Mas, creditando a “Metodologia” você vai clarear as condições para melhorias comuns no sucesso entre o Projeto, Você e a Empresa. Praticar os procedimentos da Metodologia é uma necessidade do mercado, do trabalho e do investimento. E a Empresa espera de Você a retribuição desse resultado.

Ulisses Martins Goulart é Engenheiro Mecânico, Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC.

Link: IETEC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s