Brasileiro é um dos primeiros a obter o certificado PgMP

Publicado: 18/03/2008 em Notícias

Por Marina Pita

O brasileiro Guilherme Prata Brito, diretor sênior da Ci&T, está entre os primeiros profissionais do mundo a obterem a credencial PgMP (Program Management Professional), desenvolvida pelo Project Management Institute (PMI) para atestar as competências dos gerentes de programas, profissionais que gerenciam múltiplos projetos relacionados e alinhados com estratégias organizacionais. Ele faz parte de um seleto grupo de apenas 40 profissionais certificados no mundo hoje.   Leia o que ele tem a dizer sobre a carreira de gerente de programas.

Fonte: CIO

CIO: Qual sua avaliação sobre a certificação?

Guilherme Brito: Esse selo do PMI, obtido através de um rigoroso processo com três diferentes avaliações, atesta experiência e conhecimento inconteste das melhores práticas e competências na gestão de programas e será um diferencial muito apreciado pelas empresas, tanto no Brasil quanto no exterior. Hoje, o mercado está muito aquecido e é ávido por gerentes de projeto e gerentes de programa competentes. Certificações já tradicionais, como a PMP são internacionalmente bem-vistas e benchmark de excelência.  Obviamente, por ser recém-lançada, a certificação PgMP é menos conhecida. Contudo, com o respaldo do PMI, ela com certeza será reconhecida e exigida pelo mercado como gabarito para a gerência de programa.

CIO: Será que o senhor poderia contextualizar um pouco melhor quando e por que o mercado entendeu a importância desses profissionais e por que do aumento da demanda?

G.B: Em 1969 o PMI era criado na Pensilvânia com o intuito de compartilhar padrões técnicos e éticos com a comunidade internacional e garantir a profissionalização e o reconhecimento de um papel novo que havia surgido – o de gerente de projeto. Desde então o reconhecimento dos gerentes de projeto e programa e a demanda por esses gestores cresce vigorosamente. Eles são os profissionais encarregados de controlar e conduzir iniciativas alinhadas às estratégias organizacionais e garantir que estas maximizem o retorno do investimento realizado pelas empresas.

CIO: Quais, na sua avaliação, são as características essenciais para um gerente de programa?

G.B: O gerente de programas deve estar preparado para gerenciar múltiplos projetos relacionados e alinhados com estratégias organizacionais. Ele deve ter uma visão ampla de projetos integrados, controlando não só custos, prazos e riscos, mas o gerenciamento compartilhamento de recursos e a comunicação entre os muitos envolvidos em um programa.

CIO: Como um diretor de TI pode incentivar uma pessoa da equipe nesse tipo de formação? Qual profissional (de que área e com qual experiência) está mais apto a se especializar em gerência de programa?

G.B: O CIO tem nas mãos toda a responsabilidade e a estratégia para a área de TI da corporação. Ele deve incentivar a formação de gerentes de programas para garantir que suas iniciativas estejam sendo conduzidas com o intuito de atingir as metas previamente estipuladas. Vejo que as demandas da área de negócio e o plano estratégico do CIO são os incentivos naturais para seu time ser competente na gestão de programas.  Gerentes de TI responsáveis por vários projetos, verticais de processo e governança da área de TI são, a meu ver, os profissionais ideais para a especialização e certificação PgMP. Gerentes Seniores de integradoras, desenvolvedoras de grandes sistemas e outsourcing de aplicações também têm ótimo perfil para a obtenção da certificação.

Sobre Guilherme Brito: Com 28 anos, certificado PMP desde outubro de 2003 e agora PgMP, Brito é Bacharel em Ciência da Computação pela Unicamp, com MBA em Finanças Empresariais pela FGV e extensão executiva em Babson College, Boston.

Link: CIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s