Procura-se gestor de projetos

Publicado: 25/04/2008 em Notícias

Executivos de tecnologia de Pernambuco apontam escassez acentuada de profissionais especializados.

Fonte: CIO – 24/04/2008

A gestão de projetos é uma das principais preocupações, hoje, dos líderes de TI das empresas pernambucanas, apontou pesquisa CIO sobre o mercado local apresentada hoje (23/04) durante o IT Focus Recife, em que participaram cerca de 70 executivos de tecnologia de grandes e médias empresas do estado.

Tamanha utilização de gestão de projetos surpreendeu Pedro Bicudo, consultor da TGT Consult, que apresentou um panorama e as tendências do mercado brasileiro de TI e telecomunicações no evento. “O mercado pernambucano surpreendeu ao apresentar esse nível de maturidade, um patamar ainda não alcançado pelas empresas brasileiras em geral,” aponta Bicudo.

Essa maturidade, porém, não fica incólume. A escassez de gestores de projeto é apontada como um dos maiores desafios das companhias pernambucanas. Segundo a pesquisa CIO Recife 2008, a carência de profissionais de TI na área de gestão de projetos é a mais grave para 31% dos respondentes. Em segundo lugar, com 26%, ficou a falta de consultores. A Universidade Federal de Pernambuco é atualmente a maior formadora de mão de obra no estado, detendo 30% dos votos.

Os dois processos de gestão menos usados (2%) pelos diretores de tecnologia das empresas de Recife são a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) e o gerenciamento de processos.

Entre os temas mais debatidos no evento, figurou o alinhamento do departamento de TI à inovação do negócio. Sérgio Lozinsky, da Booz Allen Hamilton, fez uma apresentação sobre o tema em que mostrou – baseado em pesquisas com CEOs norte-americanos – que os gestores de negócio estão focados na conquista de novos clientes, ao contrário de anos atrás, o que significa um novo desafio para o CIO e sua equipe.

Durante o evento ainda, Sérgio da Pátria, da Itautec – que, ao lado da Canon, foi uma das empresas patrocinadoras – apresentou a necessidade de a área de TI se voltar para a segurança de informações e os benefícios de fazê-lo de forma terceirizada. A utilização de biometria no próximo processo eleitoral foi levantada e discutida pelos presentes.

A Canon apresentou formas de ganhar agilidade e reduzir custo por meio da gestão eletrônica de documentos.

Link: CIO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s