Aplicações 2.0 facilitam a vida do gerente de projetos

Por Douglas Tokuno

Muitas opções de serviços gratuitos ajudam o gerente de projetos a desempenhar suas funções e o seu trabalho do dia-a-dia, com facilidades que eventualmente as soluções específicas não oferecem. Conheça algumas.

Fonte: Webinsider – 11/09/2008

Para o gerente de projetos desempenhar bem suas funções, além dos hard skills (as competências técnicas) e dos soft skills (as competências emocionais e pessoais), ele precisa contar com boas ferramentas de apoio.

Neste mercado existem inúmeras opções que oferecem soluções muito completas e que inclusive já são mapeadas pelo quadrante mágico do Gartner.

Entretanto, esse artigo não visa discutir esse tipo de solução específica para gerenciamento de projetos. Hoje a internet oferece muitas opções de serviços que podem ajudar o gerente de projetos a desempenhar suas funções e o seu trabalho do dia-a-dia – com facilidades que eventualmente as soluções específicas não oferecem e sem necessidade de adquirir licenças de softwares, instalação em servidores ou mesmo envolvimento de equipe técnica.

Vamos ver a seguir algumas ferramentas muito simples que podem dar suporte ao trabalho dos gerentes de projetos:

  • Blogs: Para facilitar a comunicação, os gerentes de projetos podem criar um blog para cada projeto ou mesmo um blog mais geral para o PMO e incluir as informações sobre os projetos nele. Existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar nessa tarefa. Uma das mais utilizadas é o WordPress, sistema permite que o usuário faça muitas customizações e crie um blog totalmente personalizado para sua necessidade (o Webinsider e o NaMedida, por exemplo, são montados no WordPress).
  • Mensagens instantâneas: Também podem ser uma forma eficaz de realizar a comunicação em tempo real. Além do tradicional MSN e do Google Talk, temos uma nova ferramenta web chamada Twitter. O interessante é que essa ferramenta pode se integrar ao seu Google Talk e também ao seu celular via SMS ou um programa instalado no celular.
  • Wiki: É uma forma muito produtiva para colaboração e documentação dos projetos. O conceito é baseado no Wikipédia, mas pode ser utilizado dentro dos seus projetos. Algumas soluções oferecem muitas opções de funcionalidades e segurança, como o Pbwiki e o Wetpaint.
  • Mind maps: Os mapas mentais já estão sendo utilizados por muitos gerentes de projetos para ajudar na organização de idéias e até mesmo no planejamento dos projetos. O Mindmeister é uma opção muito eficiente para fazer planejamento colaborativo.
  • Organização pessoal: Para organizar as atividades e tarefas do dia-a-dia e que permita a utilização das recomendações do GTD (Getting Things Done), existem duas excelentes opções: Todoist e Remember the Milk. Com elas, o gerente de projetos poderá priorizar, controlar e gerenciar melhor o tempo na execução de suas tarefas ou mesmo das tarefas do projeto.
  • Soluções Google: Não poderíamos deixar de fora os inúmeros serviços que o Google disponibiliza para os usuários da internet – o Google Docs, para trabalhar com documentos, planilhas, apresentações; o Google Calendar, para organizar a agenda do gerente de projetos ou até mesmo do time do projeto; o Google Groups, para criar grupos de discussão dos projetos. Conheça outras soluções que o Google desenvolve.

A web está cheia de produtos e serviços que sempre podem auxiliar e facilitar o trabalho dos gerentes de projetos. Com certeza, não conseguiremos explorar todas as opções em um post de blog, mas fica a dica para que os gerentes de projetos pesquisem e testem as diversas soluções que a web oferece.

Você ainda vai se surpreender com a qualidade e facilidade das soluções oferecidas.

Douglas Tokuno, dtokuno@predicta.com.br – é gerente de produto na Predicta e participa do blog NaMedida.

Link: Webinsider

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s