Canadá investe em produção intelectual

Por Pollyanna Melo

Governo do Canadá lançou, em setembro de 2008, o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação do Canadá, destinado a atrair e reter alunos canadenses e internacionais de doutorado.

Fonte: ADMINISTRADORES.COM.BR  – 2/10/2008

A prosperidade do Canadá enquanto nação está crescentemente relacionada ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a indivíduos criativos e altamente capacitados, cujos talentos dão vida a idéias e inovações. Suas idéias favorecem a criação de novos produtos, serviços e políticas que sustentam a competitividade econômica do Canadá, fortalecem as bases sociais, ajudam o meio ambiente e melhoram a qualidade de vida do cidadão – conceitos centrais à estratégia de Ciência e Tecnologia do governo canadense.

Como parte dessa estratégia, o Governo do Canadá lançou, em setembro de 2008, o Programa Vanier de Bolsas de Pós-Graduação do Canadá, destinado a atrair e reter alunos canadenses e internacionais de doutorado que demonstrem liderança e excelente desempenho acadêmico nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais, engenharia e saúde. A partir de junho de 2009, 165 bolsas de estudo serão concedidas anualmente. Quando totalmente operacional, o programa irá apoiar cerca de 500 estudantes por ano. O programa visa ainda incentivar parcerias, promover a excelência do conhecimento e pesquisa e colocar o Canadá numa posição de liderança internacional no desenvolvimento da ciência e tecnologia.

O processo de seleção inicia-se com a universidade canadense, que irá nomear os candidatos que deseja indicar para participar do processo seletivo. O candidato será avaliado por seu desempenho acadêmico e profissional por meio dos resultados acadêmicos, prêmios e distinções, programa de estudo e contribuições potenciais para o avanço do conhecimento, experiências profissionais e acadêmicas relevantes, envolvimento com a comunidade, publicações, apresentações em conferências e cartas de recomendação.

O programa é uma iniciativa de três agências de fomento à pesquisa no Canadá: o Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas (SSHRC), o Conselho de Pesquisa em Ciências Naturais e Engenharia (NSERC) e o Institutos de Pesquisa em Saúde do Canadá (CIHR).

O prazo de inscrição (submissão da candidatura pela universidade canadense) encerra-se em 14 de novembro de 2008 para bolsas com recursos do CIHR e NSERC. Para as bolsas com recursos do SSHCR, os prazos de inscrição serão determinados pelas universidades.

Link: ADMINISTRADORES.COM.BR

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s