Excelência na gestão de projetos através da comunicação eficaz com stakeholders

Bruno Ribeiro, engenheiro, PROMINP – Petrobras S.A.
Erik Pescare, tecnólogo, MBA e Especialista.
Marco Coghi, engenheiro, PMP, MBA, MSc., Ph.D., consultor e professor de gerenciamento de projetos – FGV Fundação Getúlio Vargas.
Ramon Leite, administrador, CEMAR – Companhia Energética do Maranhão.

É sabido que projetos podem fracassar, e na Éprajá Custommer Products Corp não seria diferente, ou seria? As falhas de comunicação entre o gerente do projeto e os stakeholders possuem erros desde as fases iniciais do ciclo de vida do projeto até a condução da comunicação ao longo do projeto. Esse artigo discorre sobre como uma empresa que atua no ramo de produtos customizados coloca em prática alguns conceitos para otimização da eficiência das comunicações, desde o momento da identificação dos stakeholders, mapeamento do seu poder, interesse e influência, bem como a coleta de seus requisitos e determinação das estratégias para atendê-los. O artigo também apresenta a importância da negociação como forma de gerenciamento de conflitos entre as partes e reitera que o número de solicitações de mudanças, esteja diretamente ligado à eficiência da comunicação entre o gerente do projeto e os demais stakeholders.

Palavras-chave: projeto, comunicação, eficácia, stakeholder, negociação

2 comentários

  1. Erick Silva · abril 18, 2011

    Excelente contribuição! Parabéns aos autores!

  2. Bruna Santos · maio 3, 2011

    Excelente artigo. Ainda contribuo ao post as observações do Consultor Ricardo Barbosa da Innovia sobre os 10 fatores críticos para elaborar projetos bem sucedidos (http://www.innovia.com.br/blog/2011/03/24/fatores-criticos-para-elaborar-projetos-bem-sucedidos/)
    Ricardo Barbosa conceitua que deve-se analisar o campo de atuação e os stakeholders, definir bem o escopo tendo claramente as etapas do projeto para que seja bem sucedido. É muito importante que o gestor do projeto conheça bem sua equipe!

    Bruna Graziele.
    Innovia Training & Consulting.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s